Você sabia? Termos em Inglês usados na Literatura






"Olá pessoal! Hoje quero revelar que sou uma bookaholic assumida, e que em breve irei compartilhar meu unboxing com vocês. Essa semana eu li um e-book new adult muito legal, mas não vou contar para não dar spoiler da história, ele é cheio de spolt twist, e Mase é meu crush favorito . "

Quantos termos diferentes citados acima, não? Pois é, no universo literário cada dia aparece um novo termo para designar alguma coisa, e muitas vezes usamos o inglês como referência, pois são mais visados. São muito usados por blogueiros, Booktubers e Youtubers e são termos que abrange vários entretenimentos.

Para alguns esses termos são bem conhecidos e usuais, mas para algumas pessoas nem tanto. Cria-se uma dúvida constante para aquelas pessoas que estão iniciando a jornada na leitura, e o que para nós pode ser um termo simples, para outras pessoas pode se tornar um bicho de sete cabeças.

Por isso que reuni nesse post alguns termos e seus significados para facilitar a comunicação dos leitores e seguidores do blog, algumas amigas blogueiras auxiliou informando alguns mais usados. Se você tiver algum e que não foi citado nesse post, deixe a dica nos comentários.

Termos

Best-seller: termo em inglês que significa campeão de vendas, ou "mais vendido".


Bookaholic: é aquela pessoa viciada em livros. Ou seja, eu!


Crossover: Dá-se o nome de crossover ao evento fictício em que dois ou mais personagens, cenários ou acontecimentos sem qualquer relação anterior em produtos de mídia (filmes, quadrinhos, seriados, etc.) que passam a interagir num mesmo produto.

E-book: Ebook (ou e-book) é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Pode ser uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em formato digital.

E-reader: Leitor de livros digitais (e-Reader, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de media digital.


Ghostwriter: termo em inglês que designa o "escritor fantasma", ou seja, aquele profissional tem prática em escrever e ajuda o autor a redigir o livro de maneira profissional. Pode ou não ser mencionado nos créditos como um co-autor.

Plot twist: Plot (enredo) (reviravolta no enredo) é uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa de um romance, filme, séries de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa.



Spin off: Nos meios de comunicação, obra derivada ou história derivada (em inglês: spin-off) é um programa de rádio, programa de televisão, videojogo ou qualquer obra narrativa criada por derivarem, isto é, foi originada a partir de uma ou mais obras já existentes.



Spoiler: Spoiler tem origem no verbo spoil, que significa estragar, é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto.






Vertentes de gêneros


Chick lit: Chick lit é um gênero de ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.

Dark fantasy: Fantasia sombria é um subgênero da fantasia obras literárias, artísticas e cinematográficas que incorporam temas mais escuros e assustadores da fantasia. Muitas vezes, combina fantasia com elementos de horror ou tem uma atmosfera sombria, escura (ou grimdark ), ou uma sensação de horror e medo.

Domestic noir: é um subgênero literário dentro da ficção criminal. Domestic Noir ocorre principalmente em casas e locais de trabalho, preocupa-se em grande parte (mas não exclusivamente) com a experiência feminina, baseia-se em relacionamentos e toma como base uma visão amplamente feminista de que a esfera doméstica é um desafio e às vezes perigosas Perspectiva para seus habitantes.

New adult: abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit, está ganhando conhecimento no Brasil e pode ser definida como Literatura para pessoas de 14 a 21 anos, apesar de ter muitos leitores de outras faixas etárias. Separa-se da literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.


Sick lit: Sick (doente, enfermo) Lit (literatura). Traduzido para o português (literatura doentia) que especificamente tem enredo protagonizado por jovens enfermos, depressão, suicídio, automutilação, distúrbios alimentares, doenças graves e incuráveis.



Young adult: é um gênero de ficção em desenvolvimento com protagonistas na faixa etária de 18 a 30 anos.





Thriller: Thrill (emoção0029, e entra como uma vertente da literatura que inclui suspense, tensão e excitação como principal elemento.




Gírias


Book haul: é um termo estrangeiro e não tem uma tradução especifica, no entanto serve para designar livros que serão lidos em um determinado tempo.
TBR: são siglas em inglês (To be read), que traduzido para o português (Para ler), são livros selecionados.

Book Tour: Tour (circuito) O booktour é um termo usado para pratica de enviar um livro para várias pessoas em diferentes locais. Determina-se um circuito, um livro, e a pessoa da vez tem um determinado tempo para ler e passar para frente.

Crush: Crush é uma gíria em inglês que significa alguém por quem você tem uma "queda", alguém por quem você seja apaixonado.



Flop: Flop é um termo comum da língua inglesa, que significa “fiasco” ou “fracasso”, na língua portuguesa.

Fan fics: a definição para esse termo é basicamente fãs que escrevem sobre seus livros favoritos dando uma nova forma ou até mesmo incluindo fatos de acordo com a imaginação.

Wishlist: Wish (desejo) List (lista). Aquela famosa lista de livros desejados que só aumenta com os lançamentos das editoras favoritas.

Unboxing: Unboxing é um termo em inglês que se refere ao ato de desembalar novos produtos.








Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥