Resenha "Dando a volta por cima"


Classificação

Informações do livro
Titulo:Dando a volta por cima
Autor/a: John C. Maxwell
Editora: Mundo Cristão
Gênero: Auto Ajuda


A princípio, prepara-se para o fracasso pode parecer algo um tanto estranho para alguém que busque êxito e vitória, mas como Wallace Hamilton disse: "o fracasso é muito mais comum do que o sucesso". Portanto, mais importante do que tentar evitar o fracasso é aprender a superá-lo e transformá-lo em êxito.
Ao estudarmos os conceitos de Maxwell, percebemos que a vida pode ser comparada a um jogo de futebol. Quantos chutes são necessários para que apenas dois ou três gols sejam marcados? Quantas tentativas de ataque são executadas para que se sinta a emoção do gol em tão poucas oportunidades? O caminho para o sucesso é semelhante: são várias derrotas antes de se chegar ao êxito, e muitas batalhas são perdidas antes de se vencer a guerra. Mas já pensou se os jogadores desistissem do jogo diante de uma ou duas bolas na trave?
Dando a volta por cima é dividido em quatro partes. Na primeira parte, Maxwell procura redefinir os conceitos de fracasso e sucesso, e defende que o fracasso em algumas ações não nos transforma em fracassados. Ele ainda aborda o medo da derrota e ensina como podemos abandonar a estrada do fracasso.
Na segunda parte, o autor nos desafia a mudar nossas atitudes e a pensar menos em nós mesmos e mais nos outros. Em seguida, na terceira parte, Maxwell aborda a importância de tirarmos proveito das experiências negativas e nos incentiva a assumir riscos e transformar o fracasso em nosso melhor amigo. Na última parte, são apresentados conceitos e idéias que podem maximizar nossas chances de êxito e sucesso.

Olá pessoal!

Eu sou Leandro Rodrigues, novo colunista e resenhista do LJI, sou irmão da Dani que administra o Blog, e agora farei parte da família, trazendo resenhas e colunas de entretenimento.

O livro de John Maxwell aborda sobre o fracasso, um tema bastante complexo, porém comum a qualquer ser-humano e que dificilmente nos é ensinado nas escolas e universidades, uma vez que temos a tendência a valorizar e a propagar histórias de sucesso, desconhecendo boa parte do processo, vivências e experiências de pessoas bem sucedidas.

Falar sobre fracasso parece algo estranho a uma sociedade acostumada a grandes feitos, que tem "pressa em dar certo" em todos os momentos da vida. Ensinar a como lidar com o fracasso para alguns pode ser algo não muito confortável, visto que requer que enfrentamos o nosso pior inimigo: nós mesmos.

Com uma linguagem de fácil entendimento, elencando em 15 passos principais as atitudes do que se fazer diante do fracasso, o livro atinge seu objetivo principal que é de apresentar o fracasso como "um verdadeiro amigo", ensinando que ele será muito mais comum do que o próprio sucesso, no decorrer da vida.

O autor trouxe ao nosso conhecimento histórias inspiradoras, de pessoas mundialmente conhecidas pelo seu sucesso, mas que antes ou durante seus projetos, experimentaram o sabor amargo do fracasso. É o caso por exemplo de Greg Horn, dono da Payless Food Center, que viu seu negócio ir à falência após uma grande enchente ocorrida na cidade de Cynthiana, no estado de Kentucky em 1997 e, contando com a ajuda de seus próprios funcionários, conseguiu reabrir a loja em 21 dias. Detalhe: ele não tinha seguro contra enchentes. Ou ainda de Roger Crawford, que mesmo nascendo com uma anomalia conhecida como ectrodactalismo (condição que o deixou sem nenhuma das mãos e somente um pé) tornou-se tenista profissional diplomado pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais dos EUA).

John Maxwell reuniu grandes histórias em poucas páginas, mostrando para nós leitores que a persistência é algo imprescindível diante de qualquer situação de fracasso. Ajuda a avaliarmos as circunstâncias e até nosso próprio caráter. É possível identificar lições de resiliência, empatia, foco em objetivos, trabalho do próprio ego.

É importante frisar, no entanto, que toda e qualquer ação perante ao fracasso requer tempo. Seja para avaliação, recuperação e realização de nossos objetivos de vida. Devemos, portanto, valorizar cada parte desse processo. Para ser grande um dia é necessário ser pequeno e ter orgulho de um dia ter sido pequeno.

"De que me adianta os louros da vitória, se perante as derrotas, ainda sou calouro?"
- LHR -

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥