Resenha "Um estante de felicidade"




Classificação

Informações do livro
Titulo: Um estante de felicidade
Autor/a: Federico Moccia
Editora: Planeta
Gênero: Literatura Internacional/ Romance 
Livro enviado para resenha em parceria Editora Planeta.

O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade.


De maneira repentina, Nicco perde seu pai e ele se vê como um chefe de família, tendo que trabalhar dobrado para sustentar a casa. Sua família vai de mal a pior e os problemas não param de surgir, como se isso não bastasse, sua namorada acaba de terminar com ele de uma maneira bem fria.


Nicco esta atolado de problemas, mas acaba topando viver uma aventura com seu amigo Ciccio, é aqui que ele conhece Ann, uma jovem americana que chega para passar alguns dias em Roma.  É ao lado de Ann que Nicco vai descobrir pequenos instantes de felicidade.


Eu ainda não tinha lido nenhum dos livros do Frederico Moccia, mas vi dois filmes baseados em obras suas e sempre imaginei o quanto eu amaria ler um de seus livros. Devo dizer que fiquei um pouco surpreendida com Um instante de felicidade, que se mostrou bem diferente do que eu esperava.


A narrativa realmente é ótima, muito descritiva e consegue nos transportar para Roma, o que de fato me conquistou ainda mais, já que meu sonho é visitar a Itália. Creio que o único porém, é que o livro, por ser narrado por Nicco e apesar de ter adorado o personagem, ele é muito complexo e faz tantas reflexões sobre as coisas que isso as vezes deixa o leitor um pouco saturado.


Um instante de felicidade apresenta personagens muito intensos e traz um mix de sentimentos que me deixou atordoada, é um livro doloroso, sobretudo quanto a dor que o amor pode provocar. É um livro que precisa ser apreciado e digerido com muita calma e por isso não será uma leitura rápida.


O livro é repleto de referências literárias e musicais e adoro quando um livro apresenta essas características, eu sempre fico anotando essas referências pra depois pesquisar um pouco mais sobre.
Ciccio foi um dos grandes destaques desse livro, o personagem é um típico “bon vivant” que adora a vida e as mulheres, inclusive ele tem duas namoradas e as cenas com ele foram as melhores e mais divertidas do livro.


Quando peguei esse livro para ler, pensei que seria uma história de amor arrebatadora, como eu vi nos filmes inspirados nos livros de Moccia, mas não foi isso que encontrei no livro. O livro fala sim sobre amor, em todas as suas formas, mas não tem aquela paixão enlouquecedora que conquista o leitor, sabe?

Ainda assim, foi uma leitura bem proveitosa e digo que Moccia já conseguiu me consquistar, espero em breve ter a oportunidade de ler outros livros do autor.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥