Resenha "Fortaleza Impossível"




Classificação

Informações do livro
Titulo: Fortaleza Impossivel
Autor/a: Jason Rekulak
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura internacional/New adult/Aventura
Livro enviado para resenha em parceria Editora Record.


Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.
Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.
Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...

Prontos, para Fortaleza Impossível!!!???


Que tal voltar aos anos oitenta com três meninos adolescentes, amigos e nerds? Fortaleza impossível de Jason Rekulak nos faz viajar no tempo, em uma narrativa divertida e cheia de contratempos.

A história se passa em Nova Jersey em 1987, Billy, Clark e Alf amigos desde sempre são adolescente e nerds, vivendo e curtindo ouvindo suas músicas favoritas, filmes e seriados, enquanto a mãe de Billy cumpre seu horário no trabalho noturno. Billy tem um hobbie, ele adora programar jogos em seu computador que naquela época era pré-histórico, e mesmo assim ele tinha aptidão e a genialidade em seu sangue.


Mas ao assistir um de seus programas favorito com seus amigos eles descobrem que a Playboy publicou fotos explicitas de uma famosa apresentadora chamada Vanna White, como todo mundo na vida já teve um amor platônico, eles bolam um plano para conseguir pegar essa revista.

 Um plano não, vários planos mirabolantes para conseguir atingir seus objetivos e se metendo em encrencas da pesada. É assim que eles conhecem Mary Zelinsky, filha de dono de uma loja que vende essa revista.


Porém como eles são de menores, o plano é colocar alguém para comprar a revista. Mas tudo que eles tentam dá errado. E aí que inusitadamente Billy conhece Mary filha do dono e também nerd, que se interessa pelo assunto de games de computador. É nessa brecha que ele vai tentar descobrir como entrar no estabelecimento e pegar a tão sonhada Vanna White.


Achou que é uma simples história de três garotos que tentam roubar uma revista para adultos? Se enganou! Esse livro tem uma história inusitada e cheia de reviravolta que me tirou da zona de conforto, faz tempo que não leio nada desde as aventuras do livro Gonnies que conta também com uma trupe engraçada. Percebe-se como são inconsequentes, imaturos e sonhadores, sentimentos típicos da idade que não vê maldade em suas decisões.


Na tentativa de conseguir seguir com o plano ele conhece Mary, que o ajuda a desenvolver seu jogo que chama Fortaleza Impossível e o inesperado acontece no final. Eu jamais imaginava as reviravoltas que o autor ia escrever nesse livro.

Achei que seria mais um livro de meninos nerds, loucos por games e amores platônicos, porém ele segue uma linha mais realista, mostrando como cada personagem é, e como lidam com a fase de adolescência. Tirando Billy e Mary que são personagens super legais, Clark é um que me cativou.


E tem o detalhe maravilhoso que é os anos 80, falou a nascida nos anos 80.... As referências que o autor deixa no livro é muito interessante e nostálgica, a começar pelas bandas de rock da época que eu sou super fã. O livro é engraçado, tem uma relação muito forte com a amizade e descobertas e muitas aventuras. Recomendo.

Para deixar a leitura ainda mais legal, eu ouvi a música da banda Simple Minds que eu adoro! #FicaaDica



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥