Resenha "O sol na cabeça"





Informações do livro
Titulo: O sol na cabeça
Autor/a: Geovani Martins
Editora: Companhia das letras
Gênero: Literatura Nacional/ Contos

Livro enviado para resenha em parceria Ed. Companhia das letras.


Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades inerentes à idade soma-se a violência de crescer no lado menos favorecido da “Cidade partida”, o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI.
Em “Rolézim”, uma turma de adolescentes vai à praia no verão de 2015, quando a PM fluminense, em nome do combate aos arrastões, fazia marcação cerrada aos meninos de favela que pretendessem chegar às areias da Zona Sul. Em “A história do Periquito e do Macaco”, assistimos às mudanças ocorridas na Rocinha após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP. Situado em 2013, quando a maioria da classe média carioca ainda via a iniciativa do secretário de segurança José Beltrame como a panaceia contra todos os males, o conto mostra que, para a população sob o controle da polícia, o segundo “P” da sigla não era exatamente uma realidade. Em “Estação Padre Miguel”, cinco amigos se veem sob a mira dos fuzis dos traficantes locais.
Nesses e nos outros contos, chama a atenção a capacidade narrativa do escritor, pintando com cores vivas personagens e ambientes sem nunca perder o suspense e o foco na ação. Na literatura brasileira contemporânea, que tantas vezes negligencia a trama em favor de supostas experimentações formais, O sol na cabeça surge como uma mais que bem-vinda novidade.

“Se Lima Barreto estivesse vivo, sem dúvida leria com emoção as narrativas deste livro tão necessário em tempos de intolerância, ódio e ignorância.” — Milton Hatoum


Geovani Martins atravessa o Rio de Janeiro com a sua obra, O Sol na Cabeça. Mas um Rio que quase nunca é dito em livros. Pela maioria, só visto na tevê. Raramente como conto, poesia, crônica. Dentro desse Rio por onde ele escreve, existem garotos vivendo a infância, o amor, a correria, as drogas, os questionamentos sobre o que é ser um favelado morando na favela que tem como proximidade a riqueza e a pobreza no mesmo metro quadrado. Ele aproxima o leitor ao cotidiano distante de muitos.


Os contos “Rolézim”, “A história do Periquito e do Macaco”, “Estação Padre Miguel”, “Sextou”, “Travessia”, a oralidade é a locomotiva, cheio de gírias ele carrega o conto e dessa forma as histórias se desenvolvem por personagens que levam dura por policiais à beira mar, de traficantes do morro às vezes como personagem principal, às vezes como história que passa de boca a boca, quase como um telefone sem fio. Já nos contos “Espiral”, “Roleta – russa”, “O Caso da borboleta”, “Primeiro dia”, “Mistério da vila”, a infância é palavra chave e dentro dela se desmembram temas fortes, a curiosidade, a religião, a escola e seus desafios, o significado das coisas. São treze contos e cada um me impressiono porque vejo o outro sendo o outro e assim podendo respeitá-lo pela sua origem e pelo seu caminho até ali.


Não é à toa que hoje, ele está entre os mais vendidos e também, reconhecido por figuras importantes dentro desse cenário literário atual, além de ter sido traduzido para 8 países. Uma leitura necessária, que aponta questões que precisam acima de tudo serem questionadas.



Valeska Torres é poeta. Nasceu no Rio de Janeiro, Marechal Hermes em
1996. Mora em Irajá. Publicou nas coletâneas de poemas, contos e crônicas em “Do rio
ao mar”, na coletânea de poemas em “Seis temas à procura de um poema, FLUP 2017",
em fanzines pela editora kza1 e nas revistas virtuais Mulheres que Escrevem,
Escamandro, Mallamargens, Gueto e Garupa. Finalista do Slam das Minas RJ 2017. Foi
a única brasileira selecionada para a residência no Festival Internacional de Poesia de
Rosário, Argentina. Contato: valeskangelo@outlook.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥